Cases de Sucesso

Implantação SAP Jundiá Sorvetes

O grupo BRGMN escolheu a Process IT para implementar o SAP e possibilitar uma nova forma de gerir seus negócios para poder crescer ainda mais.

Desde 1977, a Jundiá atua na fabricação de sorvetes no interior de São Paulo, e cada vez mais vem se estabelecendo à nível Nacional no mercado.

  • Empresa: Judiá sorvetes
  • Solução: Implantação
  • Local: Itupeva | SP
  • Setor: Industrial
  • Tamanho: Grande (1.000 a 9.999 colaboradores)

SAP - Agilidade, integração e foco em gestão

O DESAFIO

Em uma empresa com em torno com cerca de 2000 colaboradores e que segue crescendo e ampliando seu portfólio, é natural que os sistemas simples de gestão cheguem ao limite. E foi essa a situação do grupo BRGMN, grupo que iniciou sua trajetória como uma simples loja de sorvete próprio e que, hoje, conta em seu portfólio de empresas com três empresas de distribuição, uma transportadora e uma fábrica de sorvetes. Ao longo de seu desenvolvimento, a empresa sofreu para estabelecer um sistema que comportasse todo o processo e auxiliasse a empresa em seu crescimento, haja vista refutáveis análises de custos e produções anteriores para a tomada de decisão, as análises de custos e produções eram duvidosas para a tomada de decisão. O processo de fechamento era moroso, levava-se em torno de 15 a 20 dias, o que prejudicava a obtenção de resultados da operação, além da falta de confiabilidade quanto as informações e dados que o sistema entregava.

A ESCOLHA DA SOLUÇÃO

A escolha de um sistema envolve diversas questões e áreas, engloba os objetivos estratégicos da empresa, o contexto em que se está inserido, as necessidades atuais e futuras e muitas outras especificidades técnicas. E essas questões se intensificam ao se tratar de uma empresa consolidada e de grande porte. Neste contexto, a escolha da Jundiá pelo sistema SAP, se deu pelo fato que encontraram no SAP uma solução que se casaria com suas demandas, olhando para seus negócios e processos de forma integrada e moderna. Na procura por um sistema que ajudasse no gerenciamento da produção.

A IMPLEMENTAÇÃO

Em um processo de implementação que durou apenas 12 meses, o bom relacionamento entre Process IT e Jundiá Sorvetes, fez a diferença para que fossem atingidos todos os objetivos em cada uma das etapas. O Go Live do projeto foi um sucesso, o que reforça ainda mais esse ponto além do fato de durante a implantação e a mudança do sistema o grupo inteiro não ter ficado nenhum dia sequer sem emitir nota.

Para a implantação se tornar o sucesso que foi, foi utilizada uma das soluções que a Process IT possui que facilitou toda a operação: o Reprocessamento. Trata-se de uma reescrituração das notas de entrada e saída, bem como das ordens de produção de um determinado período. Dessa forma, foi possível readequar processos, obrigações fiscais e contábeis da empresa. Vale ressaltar que, tudo que é realizado nesta etapa de Go Live é aproveitado posteriormente na implementação do SAP, de fato, e permite que boas práticas sejam aplicadas desde o início. À vista disso, o Grupo BRGMN manteve o faturamento desde o primeiro dia com o SAP e um histórico de informações de mais de um ano em seu sistema.

OS PRINCIPAIS BENEFÍCIOS PARA O GRUPO BRGMN AO UTILIZAR O SAP FORAM:

  • Revisão de processos de gestão;
  • Informação em tempo real;
  • Agilidade das informações;
  • Análise dos custos e rentabilidade;
  • Readequação das obrigações fiscais e do fechamento fiscal/contábil.

Assim, com mais agilidade e confiança, os fechamentos de negócio passaram a ser mais assertivos e contribuir para que a liderança tivesse uma visão mais integrada do negócio, bem como suporte à tomada de decisão.

A EVOLUÇÃO

Quando a solução é escolhida e customizada para a realidade do cliente e implementada com as melhores práticas, ela gera benefícios a curto prazo, mas principalmente a médio e longo prazo, permitindo que a empresa evolua e tenha um crescimento escalável. No caso da Jundiá Sorvetes, o SAP permitiu a realização de uma melhor gestão do negócio, que, por sua vez, desencadeou maior preparação para atenderem o cliente de forma mais satisfatória. E como fruto disso o crescimento do Grupo BRGMN ainda maior do que já possuía.